Home Artigos Empreendedorismo Empreendedorismo e Saúde Integrativa

Empreendedorismo e Saúde Integrativa

O Caminho para o Bem-Estar Total, teu e do teu negócio

No cenário atual, o empreendedorismo feminino está a crescer a um ritmo impressionante, com cada vez mais mulheres a assumirem o comando dos seus próprios negócios. No entanto, o caminho para o sucesso empresarial é muitas vezes repleto de desafios que podem impactar negativamente a saúde física e mental. As mulheres à obra, através da sua fundadora, Camila Rodrigues, têm sido um motor e veículo para a visibilidade deste movimento na sociedade, bem como um apoio para as empreendedoras através dos seus grupos de networking estruturado.

Com este artigo pretendo trazer (ainda mais) consciência da importância de cuidares de ti mesma, através da saúde integrativa, cuidando também desta forma do teu negócio.

As mulheres no mundo dos negócios enfrentam pressões únicas que podem levar ao stress, ansiedade e outros problemas de saúde. A dupla carga de responsabilidades profissionais e pessoais muitas vezes resulta em desgaste físico e emocional, tornando imperativo encontrar formas eficazes de manter o equilíbrio e a saúde.

1. O que é Saúde Integrativa?

A saúde integrativa combina práticas convencionais (fisioterapia, psicologia, nutrição, por exemplo) e alternativas (medicina tradicional chinesa, coaching, meditação) para tratar a pessoa como um todo, considerando corpo, mente, emoções e espírito. Esta abordagem tem por princípio não apenas tratar os sintomas, mas também identificar e resolver as causas subjacentes das doenças, promovendo um estado de bem-estar geral. Além disto, as práticas integrativas preconizam que a pessoa tem um papel activo na sua cura, não é apenas o médico ou terapeuta que vai decidir pela pessoa o que fazer.

Práticas de saúde integrativa, como a meditação, a alimentação saudável e equilibrada, exercícios físicos e terapias alternativas, podem ser extremamente benéficas para ti empreendedora. Neste artigo vais conhecer algumas mais. Estas práticas ajudam-te a reduzir o stress, melhorar a clareza mental e aumentar a resiliência, permitindo-te enfrentar os desafios do dia a dia com mais energia e positividade.

2. Principais queixas das empreendedoras

Na minha prática diária como fisioterapeuta, professora de pilates clínico e directora técnica da Soul Bliss, tenho contacto com dezenas de pessoas todas as semanas, o que me leva a conhecer variadíssimas histórias de vida. Há algo que todos temos em comum: estamos sempre a fazer o melhor que podemos e sabemos, com aquilo que temos. Mas há muito mais em comum: as contas para pagar, a família para cuidar, o trabalho para gerir, e dentro destas tantas outras coisas para administrar. O que acontece é que, tipicamente, o que fica para trás a própria saúde. Os efeitos sentem-se de diversas formas:

  • Aumento de peso e consequente diminuição da autoestima e satisfação pessoal;
  • Dores diversas (de costas, de cabeça, nos ombros, etc);
  • Stress, ansiedade ou até mesmo depressão e burnout;
  • Má qualidade de sono (ter dificuldade em adormecer, dormir mal, ter insónias ou mesmo o acordar cansada);
  • Diminuição do sistema imunitário (tendência para doenças, sejam infecções ou doenças mais graves).

Todas estas coisas, sejam na sua individualidade ou em conjunto certamente concorrem e contribuem para a (falta de) saúde do negócio, como é fácil de entender, através da sua influência em ti, a empreendedora / empresária.

Não obstante os problemas, o que interessa são as soluções, por isso mesmo aqui vão algumas ideias poderosas para colocarem em prática para a tua saúde e do teu negócio.

3. Dicas Práticas para Incorporar a Saúde Integrativa no Dia a Dia

Incorporar práticas de saúde integrativa na rotina empresarial não precisa de ser uma coisa complicada. É sempre mais fácil implementar um novo hábito, ou uma nova rotina, quando o acoplamos a outra rotina que já tenhamos. Todos nós, acredito, temos alguns hábitos e rotinas instalados na nossa vida. Há pessoas que dizem que não gostam de rotinas mas, efectivamente, elas são benéficas à nossa vida pois permitem evitar stress desnecessário ao estarmos constantemente a pensar o que vamos fazer a seguir. Se gostas deste tema recomendo-te o livro “Hábitos Atómicos”.

Vou começar por te sugerir algumas mudanças que podes fazer na tua vida e, depois, mostrar-te como podes incorporá-las no teu dia-a-dia.

Estas são as mudanças que te sugiro implementares na tua vida já a partir de amanhã:

  • Realizar exercício físico
  • Praticar escolhas para uma alimentação saudável
  • Higiene de sono
  • Meditação
  • Hidratação
  • Cuidados com o corpo
  • Cuidados com a mente e as emoções
  • Aprender algo novo todos os dias
  • Praticar a gratidão

Como é que podes então integrar isto na tua vida?

  • Realizar exercício físico:
    • Começa por escolher um exercício que gostes. É “meio caminho andado” para conseguires manter esse novo hábito na tua vida.
    • Define quando queres fazer o teu exercício: é de manhã antes de começares a trabalhar, é à hora de almoço, ao final do dia? É só aos fins de semana? Como funcionará melhor para ti? Se ainda não sabes, testa as várias hipóteses e mantém-te fiel àquela que funciona para ti.
    • Ginásio (treino de força), pilates e yoga são os meus preferidos. Senão gostas de pilates ou yoga, faz tai chi ou chi kung. Se não gostas de ginásios, vai dançar numa academia. Se não gostas de dançar, vai nadar. Se não gostas de natação, mete uns ténis e vai dar uma caminhada ou uma corrida. Se não gostas de sair de casa, procura uns vídeos no Youtube e faz uns alongamentos em casa (podes ver um aqui). Se a tua vida anda louca e não consegues mesmo encaixar, aproveita para estacionares o carro mais longe e caminhar, ou subir as escadas em vez do elevador, ou simplesmente faz 30 agachamentos e 10 flexões todos os dias antes de tomares banho. Percebes a ideia, não é? Há sempre forma de encaixar algo na tua rotina.
  • Praticar escolhas para uma alimentação saudável:
    • Não vás às compras com fome. Nunca mais. Certamente já conheces o resultado disso – levas imensas coisas para casa que não deverias ou até quererias.
    • Quando estiveres às compras pondera: “a minha avó comeria isto?”. Se a resposta é não, evita colocar no carrinho de compras. Evita comidas processadas, ricas em açucares e, claro, beber álcool (não deixa de ser uma toxina para o teu organismo que ele vai ter de processar).
    • Procura planear as refeições para a semana e faz uma lista de compras de acordo com isto. Mais importante que tudo, segue-a.
  • Higiene de sono:
    • Procura criar uma rotina de acordar e de deitar. Há quem goste de acordar e tomar banho, há quem goste de tomar banho antes de dormir (eu sou desta team). Ao fim de semana naturalmente a rotina poderá ser distinta dos horários semanais. Isto vai ajudar o teu cérebro a gerir melhor esta parte do teu dia e facilitar o teu sono.
    • Evita telas, ecrãs e TV nas 2 horas antes de dormir. Vão despertar o teu cérebro por causa da luz azul. Evita isto especialmente se tiveres insónias durante a noite, definitivamente não te ajudará a adormecer. Procura ainda dormir com as persianas bem fechadas, evitando luz no quarto durante a noite, ainda que seja luz da lua.
  • Meditação:
    • Primeiro ponto: meditar não é deixar de pensar. Meditar é (re) aprender a focar a nossa mente em algo.
    • Medita durante 1 minuto, 5 minutos, 10 minutos, aquilo que tiveres disponibilidade. Mas fá-lo. Vais ver que a tua mente fica bem menos “ruidosa” e confusa. Seja meditação guiada ou não. Podes focar-te apenas na respiração, no som das ondas (na praia ou com uma música), na chama de uma vela, numa fotografia ou quadro que te traga boas emoções. Enfim, as possibilidades são muitas. Se gostas deste tema recomendo-te o livro “Stresse menos, alcance mais” – da autora Emily Fletcher.
  • Hidratação:
    • Cada pessoa deve beber pelo menos 35mL de água por cada quilo de peso. Ou seja, se pesas 70kg deves beber 2,45L. E ainda aumentar a ingestão nos dias mais quentes ou que transpires mais. Sim, é verdade, a maioria de nós não andamos bem hidratados.
    • Hidratar é beber água. Há chás que podem desidratar, como o chá verde, por ser drenante. Toma atenção a isto. As sopas, sumos de frutas e outros alimentos que contenham água também contam para este número.
    • Usa aplicações no telemóvel, coloca post-its no monitor do computador, usa garrafas específicas para esta tarefa, bebe sempre água depois de usares o WC. Enfim, sê criativa com a solução que encontras para este problema, mas encontra uma e coloca-a em prática.
  • Cuidados com o corpo:
    • Já falámos sobre o exercício, portanto esta parte está vista. Mas os cuidados com o corpo não se esgotam aqui.
    • Pelo menos uma vez por mês, toda a gente beneficia de receber uma terapia corporal: uma massagem, uma sessão de fisioterapia, uma sessão de osteopatia, uma sessão de acupuntura, uma sessão de medicina quântica, entre outras, tu escolhes o que faz mais sentido para ti. Tenho variados clientes que o fazem, alguns há anos, e a sua qualidade de vida melhorou exponencialmente porque evitam as dores e as lesões em vez de simplesmente as tratarem depois de aparecerem.
    • Quando fores à terapia, deixa logo agendada a do mês seguinte, para teu próprio compromisso e benefício. Assim já está na tua agenda.
  • Cuidados com a mente e as emoções:
    • Fala com alguém sobre os teus desafios (prefiro evitar a palavra problemas), seja com o teu companheiro ou companheira, com um@ amig@, com um profissional de saúde, num grupo de mentoria, com um coach, seja o que for. Mas falacom alguém. Não passes por tudo sozinha.
    • Se falar não é mesmo uma coisa que gostes ou queiras fazer, então escreve. Pratica journaling, pratica o hábito de escrever sobre o teu dia. Vai ajudar a “fazer download” daquilo que te atormenta a mente e o coração.
  • Aprender algo novo todos os dias:
    • Aprender algo novo estimula a nossa mente. Não sigas o velho mantra “burro velho não aprende línguas” – só não aprende se não quiser. Nos dias de hoje, com livros, podcasts, vídeos no Youtube e cursos online, só não aprendes algo novo se não quiseres.
    • Aproveita as viagens de carro, os treinos no ginásio ou as caminhadas, a hora de almoço sozinha, ou outra solução que encontres, para colocar isto em prática. Se achas que não tens tempo, vai espreitar no teu Instagram ou Facebook quanto tempo em média passas lá.
  • Praticar a gratidão:
    • Agradece pelo teu dia. Antes de adormecer, pensa em 3 coisas pelas quais estás grata do teu dia: o facto de teres alguém ao teu lado num momento desafiante, um almoço de empreendedoras, um negócio fechado, uma massagem incrível que recebeste, um almoço num sítio que querias há muito ir. Enfim, tantas coisas para celebrar. Celebrar também é um hábito.

4. Conclusão

As práticas de saúde integrativa oferecem um caminho valioso para que mantenhas a tua saúde, o teu equilíbrio (físico, mental, emocional e espiritual) e o bem-estar no meio dos desafios do mundo dos negócios e também da tua vida pessoal.

Ao adotares estas práticas, é possível não apenas melhorares a tua saúde física e mental, mas também potenciares o sucesso da tua empresa, quer sejas só tu ou tenhas uma equipa que lideras.

Gostaste deste tema? Podes ler mais no meu livro “Dor Para Quê – Terapias Naturais no Alívio da Dor” – para comprar segue este link.

Se tiveres dificuldade em colocar isto em prática ou quiseres o meu apoio na tua jornada terei todo o gosto em ajudar-te, contacta-me presencialmente na Soul Bliss, em São Domingos de Rana (Cascais), ou online. Tens todas as informações em www.soulbliss.pt. Até já e boas práticas.

Sara Costa, fisioterapeuta integrativa

CEO Soul Bliss

Ver Também

3 Coisas para Fazer Até Dezembro e Ver Seu Negócio Crescer em 2025

O fim do ano está chegando, e se você quer que 2025 seja o ano em que seu negócio realment…