Home Artigos Empreendedorismo Parcerias de valor no empreendedorismo feminino

Parcerias de valor no empreendedorismo feminino

A nossa comunidade de parceiras é um catalizador de negócios e parcerias: quando as empreendedoras se encontram num ambiente construtivo de colaboração, as ideias florescem e os projetos nascem!

Foi isto que aconteceu quando a Amélia Pereira Coutinho (Monte das Lages) e a Conceição Pires (Tinctoria) se conheceram e tiveram a ideia de trabalhar em conjunto, impulsionando o negócio de cada uma com uma oferta inovadora e diferenciadora, que dificilmente seria possível oferecer por cada empreendedora isoladamente.

As duas parceiras conheceram-se num Dia Aberto à comunidade MAO, promovido pela Amélia, aquando da promoção do Monte das Lages, inaugurado no ano passado. A empatia entre ambas as parceiras foi imediata e decidiram apostar na oferta deste tipo de eventos que agrega as valências de ambas: um espaço idílico que proporciona um ambiente natural inspirador, perfeito para atividades ao ar livre, e a realização de eventos inovadores que promovem a criatividade e a sustentabilidade. Juntas oferecem experiências únicas no mercado com grande procura: estar na natureza e aprender coisas novas enquanto as pessoas se divertem. 

Networking sustentável no Alentejo

A atividade “Caça à Tinta” é uma experiência imersiva para grupos, oferecida em parceria entre o Monte das Lages e a Tinctória. Promove a consciência ambiental, o uso criativo de recursos naturais (dito biorresíduos), o saber-fazer de técnicas ancestrais e fortalece os laços entre os participantes, enquanto proporciona uma oportunidade única de relaxar num espaço natural e aprazível em pleno Alentejo Central.

A primeira edição realizou-se no dia 19 de outubro 2024, no Monte das Lages, alojamento local perto do Redondo, pertencente a Amélia. A Conceição foi responsável pela organização e gestão da atividade.

Durante a “Caça à Tinta”, os participantes percorreram a herdade com um roadmap em busca de plantas tintureiras e ferramentas, com as quais foram de seguida produzir tintas naturais. Com a ajuda de receitas antigas, aprenderam técnicas tradicionais de conversão de biorresíduos em tintas de aguarela, ao mesmo tempo que promoveram a sustentabilidade ambiental. No final da atividade, foi servido um delicioso almoço no jardim da casa principal do monte, convidando ao descanso.

Tive oportunidade de participar no dia 19 de outubro, no Workshop “Caça à Tinta”, da Tinctória em colaboração com o Monte das Lages. Foi uma atividade organizada por duas parceiras MAO, a Conceição Pires e a Amélia Coutinho. A Conceição proporcionou-nos um workshop cheio de desafios e aprendizagens, muito “mãos na massa”, no qual aprendemos a fazer tintas sustentáveis, com elementos da natureza, com muito espírito de equipa e entreajuda. A Amélia foi a maravilhosa anfitriã do Monte das Lages e presenteou-nos com a sua simpatia, acolhimento e um almoço soberbo, onde não faltaram várias delícias da região, com destaque para as maravilhosas queijadas. Este dia contou com a participação de várias parceiras Mao, o que tornou este um dia absolutamente fantástico, cheio de alegria e boa disposição, muito network, muita aprendizagem e diversão. Que venham mais dias assim.

Manuela Carrondo


Adorei tudo!
A atividade preparada pela Conceição da Tinctória foi tão enriquecedora e surpreendente. É bom saber que podemos obter tintas através daquilo que a natureza nos oferece e, em equipa, fica tudo mais divertido e mais fácil.
E fomos recebidos com tanto carinho pela Amélia no seu Monte das Lages, onde nos serviu um almoço 5 estrelas que foi repleto de convívio e boas conexões. Obrigada às duas pela preparação deste evento, obrigada a todos que participaram, todos juntos tornámos este evento inesquecível e da minha parte com vontade do próximo.
Pessoas boas juntaram-se no evento “Caça à Tinta”!

Sílvia Vaz Pinto

Novas edições em breve

A “Caça à Tinta” é uma excelente opção para famílias e amigos, ou para empresas que buscam fortalecer o trabalho em equipa através de uma experiência de team building ao ar livre. O formato da atividade pode ser adaptado em termos de duração e conteúdo para garantir que os participantes alcancem os resultados desejados. Como tal, o foco pode estar no fortalecimento do trabalho em equipa, no desenvolvimento da criatividade ou na promoção da sustentabilidade. 

A oferta base inclui 1 dia de atividade com serviço de catering (máximo 40 pessoas sentadas), podendo ser complementada com serviços de coaching ou produção de merchandise. 

A primeira edição esgotou rapidamente e os participantes adoraram a dinâmica: a aprendizagem de técnicas ancestrais de extração de corantes naturais, os ensinamentos sobre as cores da natureza, o convívio, o contacto com a natureza e a cozinha típica alentejana.

A próxima edição (público geral) já está a ser planeada. Está prevista para 22 de Fevereiro de 2025 e conta com muitas surpresas, novas pistas e desafios, e sobretudo muito convívio. Toda a informação pode ser consultada AQUI.

Ver Também

Empreendedorismo e Saúde Integrativa

O Caminho para o Bem-Estar Total, teu e do teu negócio No cenário atual, o empreendedorism…