Home Artigos Empreendedorismo Podcast, o que é e para que serve?

Podcast, o que é e para que serve?

De acordo com pesquisas recentes, os ouvintes dos podcasts têm aumentado consideravelmente. Pois é algo muito prático, que pode ser ouvido a qualquer hora do dia. Além de poder escolher entre diversos temas e duração variadas, o ouvinte tem acesso a conteúdos em áudio para se informar, para estudar ou para passar o tempo.

Para empreendedoras, os podcasts podem ser uma excelente maneira de desenvolver uma conexão com os ouvintes e potenciais clientes. Uma vez que, o facto de ouvirem a voz ajuda a humanizar o relacionamento de uma forma que o conteúdo escrito não consegue.

Este artigo serve para definir o que é um podcast, para que serve e quais as vantagens em o adotar como mais um elemento na sua estratégia de comunicação.

O que é um podcast?

É uma ferramenta com infinitas possibilidades, pois o podcast é como um programa de rádio, que podemos ouvir online ou fazer download para o nosso dispositivo. Além disso, está disponível para se ouvir no computador ou em dispositivos móveis.

Pode-se considerar que os podcasts têm como base o conceito de áudio marketing. Este facto, representa uma boa oportunidade de comunicação, com a proposta de levar mais informação, educar o público, além de produzir materiais que sejam criativos e entretenham, mas em formato de áudio.

Hoje, é muito fácil encontrar podcasts sobre diversos temas em sites e plataformas de áudio. Isto significa que é algo que tem cada vez mais fácil acesso para o consumidor.

Para que serve um podcast?

O podcast é uma forma leve e descontraída de levar a sua voz ao mundo, pois através dele pode chegar a todo lado.

Os produtores de conteúdo vêem neste formato mais um canal de divulgação de informações.

Um grupo de amigos pode utilizar o formato como meio de expressão sobre um determinado assunto.

Já as empresas, consideram que esta pode ser uma oportunidade de produzir conteúdo de qualidade e de se tornarem referência num determinado nicho.

As razões pela qual se cria um podcast são inúmeras, pois este é um recurso que não é usado apenas por empreendedores ou negócios

Como ouvir podcasts?

Para ouvir um podcast, normalmente assina-se o canal escolhido por meio de um agregador – um software que organiza e comunica quando há atualizações nos programas que a pessoa acompanha.

Pode-se acompanhar através de dispositivos móveis ou do computador.

Quando existe um novo episódio, existem três principais meios de ouvir:

  • Pelo site onde o arquivo está disponível: abrir o post do episódio, carregar no player e ouvir automaticamente;
  • Através de aplicações de streaming, como o Spotify e o iTunes;
  • Fazer o download do podcast para o computador ou dispositivo móvel: de forma a ouvir o seu conteúdo mesmo offline;

O podcast é uma ótima forma de consumirmos conteúdos e informações pois, podemos faze-lo enquanto nos dedicamos a outras atividades.

Assim, se és empreendedor(a) criar um podcast para o teu negócio é uma excelente forma de criares valor junto da tua audiência e consequentemente, conquistares futuros clientes.

Fica atento(a), aos próximos artigos, onde irei mostrar-te os benefícios de teres um podcast para alavancares os teus negócios.

Liliana Marques

Ver Também

Parcerias de valor no empreendedorismo feminino

A nossa comunidade de parceiras é um catalizador de negócios e parcerias: quando as empree…