Empreendedorismo Podcast, o que é e para que serve? Publicado em 10 de Maio, 2021 De acordo com pesquisas recentes, os ouvintes dos podcasts têm aumentado consideravelmente. Pois é algo muito prático, que pode ser ouvido a qualquer hora do dia. Além de poder escolher entre diversos temas e duração variadas, o ouvinte tem acesso a conteúdos em áudio para se informar, para estudar ou para passar o tempo. Para empreendedoras, os podcasts podem ser uma excelente maneira de desenvolver uma conexão com os ouvintes e potenciais clientes. Uma vez que, o facto de ouvirem a voz ajuda a humanizar o relacionamento de uma forma que o conteúdo escrito não consegue. Este artigo serve para definir o que é um podcast, para que serve e quais as vantagens em o adotar como mais um elemento na sua estratégia de comunicação. O que é um podcast? É uma ferramenta com infinitas possibilidades, pois o podcast é como um programa de rádio, que podemos ouvir online ou fazer download para o nosso dispositivo. Além disso, está disponível para se ouvir no computador ou em dispositivos móveis. Pode-se considerar que os podcasts têm como base o conceito de áudio marketing. Este facto, representa uma boa oportunidade de comunicação, com a proposta de levar mais informação, educar o público, além de produzir materiais que sejam criativos e entretenham, mas em formato de áudio. Hoje, é muito fácil encontrar podcasts sobre diversos temas em sites e plataformas de áudio. Isto significa que é algo que tem cada vez mais fácil acesso para o consumidor. Para que serve um podcast? O podcast é uma forma leve e descontraída de levar a sua voz ao mundo, pois através dele pode chegar a todo lado. Os produtores de conteúdo vêem neste formato mais um canal de divulgação de informações. Um grupo de amigos pode utilizar o formato como meio de expressão sobre um determinado assunto. Já as empresas, consideram que esta pode ser uma oportunidade de produzir conteúdo de qualidade e de se tornarem referência num determinado nicho. As razões pela qual se cria um podcast são inúmeras, pois este é um recurso que não é usado apenas por empreendedores ou negócios Como ouvir podcasts? Para ouvir um podcast, normalmente assina-se o canal escolhido por meio de um agregador – um software que organiza e comunica quando há atualizações nos programas que a pessoa acompanha. Pode-se acompanhar através de dispositivos móveis ou do computador. Quando existe um novo episódio, existem três principais meios de ouvir: Pelo site onde o arquivo está disponível: abrir o post do episódio, carregar no player e ouvir automaticamente;Através de aplicações de streaming, como o Spotify e o iTunes;Fazer o download do podcast para o computador ou dispositivo móvel: de forma a ouvir o seu conteúdo mesmo offline; O podcast é uma ótima forma de consumirmos conteúdos e informações pois, podemos faze-lo enquanto nos dedicamos a outras atividades. Assim, se és empreendedor(a) criar um podcast para o teu negócio é uma excelente forma de criares valor junto da tua audiência e consequentemente, conquistares futuros clientes. Fica atento(a), aos próximos artigos, onde irei mostrar-te os benefícios de teres um podcast para alavancares os teus negócios. Liliana Marques
Monte das Lages – o paraíso à nossa porta Numa era onde o eco do empreendedorismo feminino ressoa com força e inspiração, tivemos …