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Designação: SOFAR – Sustainable Rural Regions through Women Social Agripreneurship and Social Farming

Linha de Financiamento: Erasmus Plus

Início: Janeiro 2024

Estado: em curso

Website: https://sofarproject.eu/

Objetivos

As regiões em risco de abandono requerem uma revitalização através da diversificação das iniciativas agrícolas e do aumento das oportunidades para as mulheres jovens. Consequentemente, o principal objetivo do projeto SOFAR, liderado pela Universidade de Gazi, na Turquia, consiste em desenvolver as competências e os conhecimentos de um grupo central de catalisadores em empreendedorismo social agrícola, enraizados no meio académico e nas organizações não governamentais.

Esta iniciativa esforça-se por promover o conceito, integrá-lo nos currículos universitários e nos recursos de educação de adultos das ONG, fomentando assim as perspectivas de educação e de emprego das mulheres e dos alunos marginalizados nas zonas rurais.

Colaboração transnacional para um objetivo comum

A noção de agricultura social permanece largamente inexplorada e raramente utilizada na Turquia, onde as mulheres de todos os sectores educativos carecem de competências empresariais essenciais. Além disso, há falta de incentivo e de modelos de sucesso de agro-empresários a todos os níveis, desde a agricultura em pequena escala ou o agroturismo modesto e a produção alimentar até abordagens agrícolas maiores e inovadoras.

Estes modelos são predominantes em países como a Alemanha, a Eslovénia e Portugal, e têm potencial para serem adaptados.Nestes países, o agro-empreendedorismo social evoluiu organicamente através das iniciativas de indivíduos e pequenas comunidades.

O conceito poderia atingir um potencial significativamente maior e criar mais oportunidades para grupos desfavorecidos se houvesse mais empresários qualificados e ambiciosos e se os defensores das zonas rurais tivessem a possibilidade de adquirir competências empresariais específicas do sector de uma forma mais sistemática e reconhecida.As universidades podem transmitir estas competências através de abordagens de aprendizagem em contexto de trabalho que apoiem o envolvimento da comunidade na agricultura social e noutras estratégias de diversificação dos rendimentos agrícolas e de transição geracional.

A aprendizagem em contexto laboral envolve a aquisição de conhecimentos através da colocação de estudantes em áreas agrícolas, ajudando as comunidades e aplicando a sua aprendizagem no desenvolvimento de competências accionáveis. Isto representa um paradigma inovador de cooperação entre a universidade, a comunidade e as empresas.

Para concretizar esta abordagem, foi criado um consórcio que inclui uma universidade proeminente, organizações líderes no domínio do empreendedorismo social, uma rede de mulheres empresárias e especialistas em educação transnacional de adultos. Estes parceiros, com as suas competências e experiências complementares, irão colaborar no desenvolvimento de recursos e metodologias educativas de elevada qualidade, contribuindo para a formação de agro-indústrias sociais bem sucedidas e sustentáveis.